Solicitação de Recurso: Integração de Aulas Virtuais / Videoconferência Nativas para Disciplinas Híbridas/Virtuais

Olá, comunidade do Gibbon,

Primeiramente, obrigado à equipe principal e a todos os colaboradores por criarem uma plataforma tão incrível e flexível.

Na nossa instituição, gerenciamos escolas e cursos que misturam educação presencial tradicional com disciplinas virtuais/online dedicadas. Embora a integração com o Moodle lide bem com aspectos mais profundos de EAD, estamos buscando formas de otimizar aulas virtuais ao vivo (como links diretos de webconferência, integração com ferramentas como Jitsi, BigBlueButton ou outras plataformas de vídeo) diretamente vinculadas a horários de aula específicos, unidades ou ao módulo de Planejamento (Planner).

Gostaria de consultar a comunidade e os desenvolvedores sobre:

1. Existem módulos existentes ou boas práticas recomendadas para incorporar links de salas de aula virtuais ao vivo diretamente nos horários ou planos de aula de alunos e professores?

2. O suporte nativo ou uma extensão oficial para ferramentas de videoconferência está no roadmap para futuras versões do Gibbon?

Qualquer percepção, orientação ou experiência compartilhada por outros administradores que lidam com aprendizagem híbrida será muito bem-vinda.

Atenciosamente,

Olá Elaine, e comunidade,

Esse pedido chegou em ótima hora — é exatamente o problema que tenho explorado nas últimas semanas, então queria compartilhar o que encontrei até agora.

Respondendo diretamente às suas duas perguntas:

1. Não encontrei nenhum módulo no núcleo do Gibbon que vincule videoconferência diretamente aos horários ou ao Planner. Há um módulo de terceiros chamado BigBlueButton listado na página oficial gibbonedu.org/extend , mas não cheguei a testá-lo — pode valer a pena conferir diretamente.

2. Também não tenho conhecimento de que esteja no roadmap oficial — mas essa é uma pergunta melhor direcionada à equipe principal do que a mim.

Como não encontrei nada pronto que resolvesse isso automaticamente, comecei a testar uma abordagem própria: em vez de mexer no núcleo do Gibbon, estou construindo isso como uma extensão em um aplicativo complementar que já desenvolvo para conectar ao Gibbon. A ideia é gerar uma sala de videoconferência (atualmente usando Jitsi) vinculada a uma turma específica — o nome da sala é derivado da matrícula do aluno/professor naquela turma (via gibbonCourseClassPerson), então cada turma sempre cai na mesma sala, e apenas pessoas matriculadas conseguem gerar o link para entrar.

Consegui testar com sucesso uma chamada real com 1 professor e 3 alunos, todos entrando pela mesma turma a partir de dispositivos diferentes — anexo capturas de tela do horário mostrando o botão “Join Virtual Class” e da chamada em andamento.

Ainda é um protótipo em testes (só Jitsi por enquanto — BigBlueButton é mais pesado de hospedar e ainda estou avaliando se vale a pena para o meu caso), e não é uma extensão pronta para distribuição ampla. Mas se isso for útil para vocês, ou se algum desenvolvedor do núcleo quiser conversar sobre como oficializar algo parecido no Gibbon, fico à disposição para compartilhar mais detalhes técnicos.

-–

Hi Elaine, and community,

This request landed at a good time — it’s exactly the problem I’ve been exploring the last few weeks, so I wanted to share where I’ve gotten to.

Answering your two questions directly:

1. I haven’t found any module in Gibbon core that ties videoconferencing directly to timetable slots or the Planner. There’s a third-party module called BigBlueButton listed on the official gibbonedu.org/extend page, but I haven’t tested it myself — might be worth checking out directly.

2. I’m also not aware of it being on the official roadmap — but that’s a better question for the core team than for me.

Since I couldn’t find anything ready-made that solved this automatically, I started testing my own approach: rather than modifying Gibbon core, I’m building this as an extension in a companion app I already develop that connects to Gibbon. The idea is to generate a video room (currently using Jitsi) tied to a specific class — the room name is derived from the student/teacher’s enrollment in that class (via gibbonCourseClassPerson), so a given class always resolves to the same room, and only enrolled people can generate the join link.

I’ve successfully tested a real call with 1 teacher and 3 students, all joining the same class from different devices — attaching screenshots of the timetable showing the “Join Virtual Class” button and the call in progress.

It’s still a prototype under testing (Jitsi only for now — BigBlueButton is heavier to host and I’m still weighing whether it’s worth it for my use case), and it’s not a ready-to-distribute extension. But if this would be useful to others here, or if any core developers want to talk about formalizing something like this in Gibbon, happy to share more technical detail.